Arroz de côco e limão com espargos grelhados

Receitas

Arroz de côco e limãoTenho que admitir duas coisas: uma é que não gosto de pensar no que vou cozinhar e a outra é que não gosto de seguir receitas.

Eu até gosto de cozinhar, mas ter que pensar todos os dias no que vou preparar, é algo que me faz uma certa “comichão”. Por hábito, aos domingos planeio os menus para a semana. Sento-me no sofá, abro os meus livros e blogs de receitas preferidos e aponto, num bloco, as receitas que mais gosto com a respetiva lista de compras.

No entanto, esta organização tão bonita nem sempre acontece e admito que a realidade é que a maioria das vezes o cenário consiste na hora da refeição aproximar-se e eu ainda não fazer ideia do que vou preparar ou, pior, saber o que me apetece comer mas não ter os ingredientes necessários. E perante esta situação, não me resta outra alternativa senão improvisar com o tempo e ingredientes que tenho.

Esta receita que hoje partilho contigo é resultado de mais uma improvisação minha. Estava na cozinha a pensar no que iria preparar para o almoço e lembrei-me de uma receita que tinha feito há uns anos atrás num jantar de amigos, em que o arroz era cozido em leite de côco. E…voilá, foi exatamente o que fiz. Uma vez que estava calor e tinha colocado uma pitada de caril, decidi juntar um pouco de raspa de limão para lhe dar frescura.

O resultado final ficou muito saboroso e cremoso, devido ao leite de côco. No entanto, no caso se não gostares de côco, podes perfeitamente excluí-lo e substituir por água.

ARROZ DE CÔCO E LIMÃO + ESPARGOS GRELHADOS

(2 porções)

2 mãos cheias de arroz integral basmati, de preferência demolhado em água durante a noite anterior

1 colher de chá de manteiga de côco .

1/2 lata de leite de côco (podes usar água como substituto)

Raspa de 1/2 limão

1 dente de alho

1 pitada de caril

1 ramo de espargos bebé

1 mão cheia de amêndoas tostadas

Sal grosso e pimenta q.b.

– Faz um refogado com o alho + manteiga de côco + caril;

– Junta o arroz, já coado e passado por água, no refogado e mexe bem de maneira a que os ingredientes fiquem todos bem envolvidos. Tempera com sal grosso;

– Junta o leite de côco ao arroz, mexe e deixa o arroz a cozer até que esteja tenro (lembra-te de que o arroz integral nunca ficará tão fofo como o branco, devido  à presença de fibra). Podes adicionar um pouco de água no caso do arroz começar a secar e ainda não estiver cozido;

– Mistura a raspa de limão e as amêndoas com o arroz e coloca tudo num prato;

– Entretanto, unta o grelhador/frigideira com manteiga de côco e assim que estiver quente coloca os espargos + sal grosso + pimenta preta e vai virando-os a até que estejam bem torrados e crocantes;

– Coloca os espargos por cima do arroz e já está!

 

Partilha esta receita no Facebook.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."